terça-feira, 27 de outubro de 2015

QUANDO HÁ CERVEJA NA MESA...

Quando há cerveja na mesa, a conversa flui mais naturalmente
By: Júlio Paraizo


O ambiente também influi no prazer de tomar umas geladas
São inúmeros os perfis dos apreciadores da cerveja e/ou do chope, assim como são diversos os tipos desta bebida tão desejada e consumida no mundo inteiro. Segundo os entendidos, chamados de mestres cervejeiros ou sommelière existem alguns estilos clássicos de cerveja, entre eles destaco os cinco mais preferidos que são: Pilsen, Weiss, Wit, Schwaebier e Abbey Blond Ale.  Eu particularmente, prefiro as artesanais.

Agora voltando ao assunto que dá título ao texto, nada é mais
O petisco é tudo de bom...
relaxante do que estar numa roda de pessoas, seja de familiares, parentes ou amigos, tomando uma cerveja ou um chope na caneca, de preferência, "estupidamente" gelados.  A conversa se torna mais desinibida, parece que a timidez da lugar à descontração total e tudo parece ficar mais lindo, mais natural e portanto, mais feliz. A alegria se expressa através dos muitos sorrisos, das risadas discretas e das escandalosas também...
Tem pessoas que preferem o ambiente familiar, mas a grande maioria gosta mesmo é de uma mesa de bar. As emoções que vão "rolando" durante um curto espaço de tempo, se tornam algo misterioso e mágico ao mesmo tempo. 

O segredo é saber parar na hora certa e nunca pagar mico...
Considero a cerveja um "luxo",  mas ela é tão acessível quanto desejada. Digo com toda a segurança, baseado em minhas próprias experiências,  que o sabor está diretamente ligado ao estado de espírito em que a gente se encontra, no ambiente e nas pessoas com quem estamos dividimos o espaço. O bom atendimento também influencia.  O que acho incrível é que, ao digerir o primeiro gole, meu cérebro faz instantaneamente uma leitura sobre o sabor, a temperatura e como o organismo aceitou o líquido. Se descer legal tudo bem, mas se "atravessar", o melhor a fazer é não insistir.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

COPO AMERICANO: 1º LUGAR NA PREFERÊNCIA DOS CERVEJEIROS


COPO AMERICANO É O PREFERIDO, MESMO EM LOCAIS SOFISTICADOS
Link do texto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Copo_americano

Copo americano é um modelo de copo desenvolvido e produzido pela empresa Nadir Figueiredo, muito utilizado em padarias, bares e botecos do Brasil.
É utilizado para se tomar desde café até cachaça, sendo eleito nos anos 90 O melhor copo pra se tomar cerveja do Brasil. É também muito utilizado como medida em receitas, para bolos, macarrão instantâneo e medida de sabão em pó. É feito em vidro e tem 250 ml. Por ser tão popular, virou nome de linha da empresa Nadir Figueiredo.
O Copo Americano foi criado quando o empresário Nadir Dias de Figueiredo teve a ideia de produzir no Brasil copos de vidro, ainda nos anos 1940. Ele se inspirou em copos que naquela época eram somente produzidos nos Estados Unidos e por isso o chamou de copo americano. Contudo, o modelo de Nadir Dias de Figueiredo foi completamente desenhado e desenvolvido para os costumes brasileiros.[1]
Pode se dizer que é um ícone do Brasil e que faz parte da história do País.
Em Belo Horizonte, também é conhecido como copo lagoinha. Supõe-se que ganhou este apelido por ser muito utilizado na zona boêmia de Belo Horizonte conhecido comoBairro Lagoinha, porem o copo lagoinha tem a medida de 200 ml. No mercado de atacadistas, é conhecido simplesmente por "copo" ou "2010" - que é o seu código de referência interna do fabricante Nadir Figueiredo S/A.
Seu desenho único é reconhecido como um dos grandes designs do Brasil. O Copo Americano foi exposto em 2009 no MOMA de Nova York como um símbolo do design Brasileiro todo mérito deve ser atribuído ao próprio empresário Nadir Figueiredo.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

HAPPY HOUR EM VOLTA REDONDA

Ganha Quem Personaliza 
o Atendimento 
ao Cliente
By: Júlio Paraizo


Volta Redonda é uma cidade do interior do estado do Rio de
Chope estupidamente gelado
Janeiro, mas que possui uma infra-estrutura meritória na questão da diversidade de pontos que  oferecem petiscos deliciosos e chope da melhor qualidade. Em média, a cada semana, duas ou mais novas opções são inauguradas, para deleite dos milhares de consumidores, não só da cidade, mas também de municípios vizinhos. Destaque para moradores de Barra Mansa, Rezende e  de Barra do Piraí. 

Batatosa
Morei na cidade do Rio de janeiro por longos e inesquecíveis 25 anos e tinha como habito tomar dois ou três "garotinhos" todos os dias após o expediente, junto com colegas e amigos, sempre petiscando, ora uma porção de batatas fritas com linguiça ou porção de azeitonas, ora pequenos pedaços de queijo em cubinhos, chamados popularmente de "tira-gosto". 

Já resido em Volta Redonda desde 1994. Então! O tempo é mesmo implacável! Parece que foi ontem! Bem antes de me mudar para cá, VR já estava em meus planos. Amo esta cidade, embora meus costumes terem sofrido grandes transformações, principalmente na questão do chopinho após o trabalho. Não nego que levei alguns meses para me adaptar, mas como diz nosso grande poeta português Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena".

Com a proximidade da capital - cerca de apenas cem km - VR
Bolinhos de Bacalhau
possui dezenas de opções com alto padrão de atendimento, comparados com os melhores restaurantes e choperias do Rio de Janeiro e com algumas importantes vantagens, entre elas: amplos locais para estacionamento; concentração e diversidade de culinária que vai desde pizarias, choperias restaurantes, até os sashimis; e o mais importante: o preço, mas isso você só vai saber na hora de pagar a conta!


Camarão empanado
Quem ainda não se arriscou em levar sua namorada, noiva, companheira, esposa ou até mesmo a família inteira para curtir algumas horas em um local aconchegante e agradável, faça uma pesquisa antes e vá naquele estabelecimento que lhe proporcionará melhores condições. Ninguém é de ferro! 

Sashimi
Todos nós precisamos de momentos de descontração!
Pelo meno uma vez por mês, tenho por costume  sair na noite para apreciar, num lugar diferente, algumas tulipinhas de chope e petiscar deliciosas iguarias que cada estabelecimento possui de especial. 

domingo, 18 de outubro de 2015

AS CANECAS DE VIDRO SÃO AS PREFERIDAS...


Os copos certos para cerveja  e/ou chope

Link do texto: http://tudo.extra.com.br/utilidades-domesticas/qual-o-copo-ou-taca-ideal-para-cada-tipo-de-bebida/

Existem dezenas de tipos de copos, principalmente quando o assunto é cerveja. Para as cervejas pilsen, as mais consumidas no mundo, os copos ideais são os do tipo Pilsner, que aqui no Brasil são chamados erroneamente de tulipas. Esses copos possuem uma abertura larga, que ajuda na formação de espuma, deixando o gosto da cerveja mais suave.
Para as cervejas de trigo, o ideal é o copo tipo Weizen, que são grandes e permitem que toda garrafa seja despejada de uma vez no recipiente.
O copo tipo Pint é usado para grandes quantidades de cerveja. Pint é uma unidade de medida que varia de país para país. Na Inglaterra, um pint é igual a 568 ml e nos Estados Unidos, 463 ml.
Para um bom chope ou chopp, os copos do tipo Lager são ideais para manter a bebida cremosa por mais tempo, com um colarinho grande. Eles possuem a base mais grossa e impedem a transferência de calor, deixando o chope geladinho. Aqui no Brasil, o chope também é apreciado em calderetas, um copo de 350 ml.
O copo tulipa, o verdadeiro, possui uma boca virada para fora e uma haste curta, que deve ser usada para não esquentar a bebida. Esse tipo de copo é ideal para cervejas cremosas, do tipo bock.
Agora, quando o assunto não é cerveja, também há uma gama de copos para cada uma das bebidas. Por exemplo, o copo cilíndrico, fino e de base grossa, é ideal para bebidas que costumam ser servidas bem geladas e em pequenas doses, como a vodca. Esse tipo de recipiente evita que, ao segurá-lo, as mãos esquentem a bebida.



As canecas são versáteis. As de vidro são para receber bebidas na pressão, como chopes e cervejas, e podem armazenar até um litro da bebida. Mas as de porcelana são ideais para drinks quentes com café, como o irish coffee. Além disso, elas servem para conservar o calor de bebidas não alcoólicas, como chás, cafés e leites.
Os copos de uísque são largos para quem gosta de tomar com bastante gelo e possuem o fundo grosso. Finalmente, há os copos de conhaque, bojudos o suficiente para agitar o líquido sem causar derramamento.

CHOPE TAMBÉM É CULTURA

Chope também é cultura.
Texto de autor desconhecido
Adaptação: Júlio Paraizo
A grande maioria dos apreciadores do chope, não têm ideia de como ele é fabricado e muito menos da diferença que existe entre ele  e a cerveja. Coisas que muita gente não sabia sobre essa bebida deliciosa, mas que nesta postagem vão ficar sabendo:
1 ) De onde vem a palavra chope?
Chope vem do alemão schopp e é uma medida de volume. Equivale a 300 ml.
Com o tempo, a palavra passou a designar a bebida.
2 ) Quanto mais gelado melhor o chope?
Chope a zero grau de temperatura tira a sensibilidade das papilas gustativas, diminuindo a sensação de aroma e sabor.
3 ) Então qual a temperatura ideal?
O ideal é que o chope saia da máquina com temperatura entre 0 e 2 graus, para que chegue à mesa com 3 ou 4 graus e seja consumido entre 6 e 8 graus.
4 ) Como tirar um bom chope?
Primeiro aproxima-se o copo levemente inclinado a 2 cm de distância da
torneira. Quando o líquido chega ao meio, o copo deve voltar à posição vertical. Finalmente, com o copo quase cheio, gira-se a torneira para uma posição que só permite a passagem da espuma. Qualquer um aprende depois de três tentativas. O bom tirador é aquele que faz isso centenas de vezes numa noite e com rapidez.
5 ) Chope estraga?
Sim. A bebida oxida muito facilmente. Um barril tem prazo de validade de 10 dias. Por isso é bom freqüentar bares onde o chope tem mais saída. Bar vazio significa chope velho.
6 ) Do que é feito o chope?
Os ingredientes são água tratada, malte (que é feito da cevada), cereais cervejeiros (como o milho e o arroz), carboidratos e lúpulo (uma planta parecida com a cevada - da família das trepadeiras).
7 ) Qual a diferença entre chope e cerveja?
Os ingredientes são os mesmos. No entanto, a cerveja recebe mais uma etapa no processo: a pasteurização. A bebida que segue para a garrafa tem sua temperatura elevada e, rapidamente, abaixada, dando uma vida útil maior! Daí resulta a diferença de sabor.
8 ) Chope é mais leve que cerveja?
Não. Por ser mais fresco, a pessoa tem a impressão de que o chope é mais leve. Mas a fórmula é a mesma.
9 ) Como é feito o chopp?
O grão de cevada é selecionado, limpo, umedecido e estendido em uma grande
sala (câmara de germinação) acondicionada entre 18 e 20ºC. O processo dura de 8 a 9 dias e é interrompido com uma corrente de ar de 25ºC que seca os grãos, que a essa altura desenvolveram enzimas.
Depois são torrados em fornos especiais, entre 100 e 200ºC, e então moídos. Em seguida, os grãos são misturados à água. Depois de três horas o líquido é fervido e filtrado. No processo de fervura, acrescenta-se o lúpulo. Só depois ele é fermentado, resfriado a uma temperatura de 3,5ºC e transferido para tanques onde é mantido por trinta dias em temperaturas em torno de 0ºC. Por fim, é filtrado para a retirada de partículas em suspensão para garantir brilho e transparência!
10 ) Quantos quilos de cevada são precisos para se fazer 1litro de chope?São necessários 40 gramas de cevada para cada litro. Isso equivale, mais ou menos, a 12 pés de cevada.
11 ) O que é o chope gourmet?
É aquele que obedece os padrões de qualidade estabelecidos por uma lei alemã de pureza, datada de 1516, que determina que apenas ingredientes de primeira linha podem ser usados em sua fabricação. O termo serve também para designar um chopp tirado de dois barris. Um só com a bebida, outro só com a espuma, que é mais cremosa.
12 ) Qual o tamanho ideal do colarinho?
Mais ou menos 3 cm de espuma.
13 ) Por que se deve beber com espuma?
A espuma é essencial para manter o gás. Ela protege a bebida do contato com o oxigênio, que faz o chope amargar. A espuma também ajuda a preservar a temperatura do chope.
14 ) Chopp dá barriga?
Sim. Um copo de 300ml de chopp tem entre 100 e 120 calorias, o mesmo que um suco de laranja. A diferença é que ninguém toma 10 sucos na mesma noite.
15 ) Qual a diferença do chopp claro para o escuro?
Cada marca tem sua receita. De modo geral, o chopp escuro tem malte torrado ou leva adição de caramelo. Em alguns casos, além da cor, ele pode ser um pouco mais amargo.
16 ) O que é e para que serve a serpentina?
É um tubo que sai do barril e que leva o chope até a torneira. Ela é envolta em gelo. É nesse trajeto que o chope gela.
17 ) Que material é usado nas melhores serpentinas?
Cobre, alumínio ou aço inoxidável. São materiais que transmitem temperatura com rapidez.
18 ) Tamanho (da serpentina) é documento?
Não. O tamanho da serpentina não influencia na temperatura do chopp. Hoje em dia, há tecnologia que permite que o chopp gele mesmo em serpentinas curtas.
19 ) Como se deve lavar um copo de chope?
Com sabão neutro e água corrente em grande quantidade. É importante não deixar gordura no copo, pois ela atrapalha a formação de espuma. Recomenda-se deixar secar naturalmente. Na hora de servir, molhar o copo ajuda a formar o colarinho.
20 ) Em que temperatura o chope congela?
Por volta de 2,5 graus negativos.
21 ) Quantas marcas de chope existem?
Inúmeras.
22 ) Tomar chope de canudinho dá mais onda?
O canudo em si não tem efeito algum. Só que acaba-se bebendo mais rápido e consumindo mais, o que aumenta o efeito.
23 ) Quando e onde inventaram o chope?
Na Mesopotâmia (região onde hoje é o Iraque), há cerca de 6.000 anos. A cerveja só foi criada depois da invenção do processo de pasteurização, em 1876.
24 ) Existe chopp sem álcool?
Existe. Mas não no Brasil.
25 ) A qualidade da água influi no chope?
Não. As fábricas possuem tecnologia para tratar qualquer água e deixá-la no ponto certo, com PH adequado e quantidades balanceadas de minerais.
26 ) Congelar o copo antes de beber chope é bom?
Aumenta a sensação de que a bebida está gelada. Mas, na prática, a diferença que um copo gelado dá é de cerca de meio grau a menos do que com o copo à temperatura ambiente. Quase nada.
27 ) O que faz a Guiness ser tão diferente?
O famoso chope irlandês tem um paladar marcante. É bem mais encorpado. Sua espuma é mais espessa e cremosa, pois acrescenta-se nitrogênio ao gás.
28 ) O que os belgas colocam no chopp para que eles tenham sabores de cereja ou morango?
As próprias frutas. Elas são acrescentadas na etapa da fermentação.
29 ) Quais os tipos mais estranhos de chopp que existem?
Há chopes aromatizados com tabaco, com gosto de chocolate e até de pimenta.
30 ) Stout, Ale, Bitter, Smoked, que diabos é isso tudo?
São tipos diferentes de chopp. O Stout é feito no mesmo estilo da Guiness. O Bitter é mais amargo, é mais comum na Inglaterra. O Ale é de alta fermentação, muitas vezes com teor alcoólico mais alto. O Smoked tem parte do malte defumado.
31 ) Por que o chope da mesma marca tem gostos diferentes de um lugar para outro?
Era para ser igual em todos os lugares. Ele fica diferente devido a problemas a armazenagem dos barris, na formação de espuma, na limpeza dos copos, na refrigeração e na competência do tirador.
32 ) Qual o teor alcoólico do chope?
A graduação varia entre 4,5% e 5%. O vinho tem no mínimo 8%, o licor 22% e destilados, como a vodca e o uísque, 42%.
33 ) O que tem mais gás: chopp, cerveja ou refrigerante?
O chope tem a mesma quantidade de gás que a cerveja. Ambos têm menos gás que o refrigerante.
34 ) Até quantos chopes é permitido beber-se antes de dirigir?
Depende do peso da pessoa e da capacidade de seu organismo processar o álcool. Mas aconselha-se, de modo geral, a beber apenas dois copos. Mais do que isso se torna um risco enfrentar o trânsito e o bafômetro.
35 ) Qual o país onde mais se bebe chope?
Alemanha.
36 ) Quantos mililitros são "roubados" num copo com três dedos de espuma?
Nenhum. Os copos costumam ter 330 ml e são servidos com 300 ml de líquido e resto de espuma. No exterior, é comum haver copos com a marca de 300 ml estampada. No Brasil, é preciso confiar no olho do tirador.
37 ) Qual é o copo ideal para uma boa degustação?
Tem de ser fino. De preferência de cristal. O contato da boca com um copo mais fino e mais gelado é mais prazeroso. Também é aconselhável o uso de copos longos, com fundo mais estreito que a boca, para facilitar a formação do colarinho.
38 ) Qual a melhor cevada do Brasil?
É a cultivada no cerrado, na região do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso 
Minas Gerais. As hastes têm 6 fileiras e os grãos tem qualidade comparável aos da Europa e superiores aos do Sul do país. No Rio Grande do Sul, há mais plantações (100 mil hectares contra apenas 7 mil da região central), mas as hastes só dão duas fileiras de grãos e a colheita às vezes é prejudicada pelas chuvas.

AMOR VERDADEIRO

Amor Verdadeiro